Home

Leitura e Escrita

Entrevista: fala e escrita em diálogo na alfabetização

Oralidade e letramento se articulam na aprendizagem da língua, explica a professora Liane Araújo (UFBA)

Como ensinar usando jogos de alfabetização

Brincar com palavras é uma forma interessante de ajudar as crianças a descobrir as relações entre os sons e as letras na escrita

Jogando e percorrendo histórias

Que tal criar jogos de percurso com base nas histórias que a turma gosta? A proposta colabora com a produção coletiva de textos

Lendo, interpretando e resolvendo problemas

Esta atividade relaciona estratégias de leitura e compreensão textual a conteúdos matemáticos para resolução de problemas

Juventudes

A escola que o jovem deseja

Pesquisa do CENPEC Educação aponta vontade dos jovens de participar mais da escola e da comunidade ao seu redor

O adolescente em privação de liberdade e a arte-educação

Publicação investiga a visão de mundo, os desejos e as incertezas de adolescentes em privação de liberdade

Com a palavra, as juventudes

Quais são as práticas de letramento entre os jovens? E qual o papel dos educadores e da escola nesse cenário?

Entrevista com Arturo Alvarado Mendoza

Especialista em justiça e direitos humanos fala sobre direitos da infância e da juventude no México

Cultura Digital

Em jogo, bullying, gênero e fake news

Produzido pelo programa Escrevendo o Futuro, game estimula debate sobre temas do cotidiano de estudantes

Pokémon GO pode nos ajudar a ler as cidades?

Como o mundo dos games influencia nossa forma de ler e interagir com a realidade?

Culturas digitais e tecnologias na escola

A especialista Jacqueline Barbosa (Unicamp) discute multiletramentos e TICs na aprendizagem. Leia o artigo

Telejornal da galera

Desenvolver multiletramentos, a cidadania e promover o protagonismo de crianças e jovens são alguns dos objetivos desta oficina

Educação Integral

Diversidade e religiosidade: apostas educacionais

Quais são as possíveis implicações da lei que prevê o ensino religioso na escola? Leia o artigo de Regina Novaes

Diálogos entre família e escola

Susan Sheridan fala sobre a importância da relação entre a escola e a família para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes

Educação integral e cultura popular

Como explorar o diálogo e as potencialidades educativas da cultura popular brasileira?

Falando de nossos territórios

Que tal promover o intercâmbio entre jovens de diferentes lugares da cidade para trocar informações sobre seus territórios?

Matemática e Ciências

Inclusão de pessoas com deficiência pela abordagem STEM

Projeto da Escola Estadual Tristão de Barros alia inclusão social, descarte de lixo eletrônico e laboratório maker

Poupança para projeto coletivo

Quais são os passos para realizar um sonho em comum, tendo como base a formação cidadã de crianças e jovens?

Lendo infográficos

Como explorar a leitura de textos multimodais na aprendizagem? Esta oficina explora este gênero de divulgação científica

Jogo: Refresca a cuca

Para navegar entre portos e conquistar ilhas, as crianças devem fazer operações matemáticas. A cada fase, as contas ficam mais complexas

Formação Continuada

Curso sobre ações socioeducativas

Mediado e dividido em cinco módulos, curso tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de alunos

Comunicação Digital para Educadores

O curso visa apresentar aspectos da comunicação e da cultura digital, por meio de fotografia, áudio e vídeo nos processos educativos

Itaú Social e CENPEC Educação oferecem cursos gratuitos

Polo, ambiente do Itaú Social; e Portal CENPEC Educação oferecem dezenas de formações para profissionais da área da educação

Entrevista: experiência e formação continuada

“Um professor em contato com as crianças é obrigado a se repensar”, afirma Miguel Arroyo (UFMG)

Educação Básica

Belo Horizonte aprova projeto inspirado no Escola sem Partido

Cidade torna-se primeira capital a aprovar projeto de lei inspirado no movimento. Proposta requer segunda votação

Diferença não é deficiência

Como a escola pode considerar e valorizar as diferenças culturais e pessoais dos estudantes para promover uma educação significativa e cidadã?

Aprender por projetos

O curso propõe desenvolver e experimentar a metodologia do trabalho de projetos, por meio de materiais multimídia, aplicados ao ensino médio

Parceiros da escola

A participação da comunidade e a articulação com outros equipamentos sociais possibilitam que a escola amplie sua atuação na realidade dos estudantes

Currículo e Didática

Educação Infantil na BNCC

Brincar ou aprender? Brincar e aprender? Leia a entrevista com Zilma de Oliveira, consultora do MEC na BNCC

Cinco dicas para a escola trabalhar a Lei 10.639/03

CENPEC Educação separou conteúdos para incluir a cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar

Banco de Informações e Práticas sobre BNCC

Material lançado pelo Movimento pela Base Nacional Comum traz informações para gestores escolares, professores e secretarias

Currículo para a cidadania: desafios

Como reforçar o diálogo entre a BNCC e a educação integral? Leia a opinião de educadores e gestores de várias regiões do país nesta reportagem especial

Arte e Cultura

Vamos fazer um sarau?

Que tal envolver a turma em um evento para revelar e descobrir talentos artísticos?

Capoeira, tradição oral e cultura escolar

Mestre de capoeira e historiadora relatam trabalho em uma escola municipal de São Paulo

A Cor da Cultura

Publicação voltada à educação infantil explora saberes, fazeres e atividades fundamentados em culturas de matriz afro

Canção é explosão!

O compositor e professor Paulo Padilha defende o papel da canção na educação e sua inserção no currículo escolar

Políticas Públicas

Série de reportagens aborda boas práticas pedagógicas

Reportagens da Rede Globo destaca Olimpíada de Língua Portuguesa, práticas pedagógicas e educação integral

“O Fundeb é como uma válvula que redistribui o sangue em cada órgão”

Entrevista com Caio Callegari, coordenador de projetos do Todos pela Educação – Parte 1

Direitos da Criança e do Adolescente: uma construção histórica

A proposta é aprofundar-se nos direitos de crianças e adolescentes e mobilizar os participantes em ações de engajamento nessa área

Igualdade como direito, diferença como riqueza

Volume 1 da coleção Parâmetros das Ações Socieducativas traz reflexões sobre práticas socioeducativas com crianças e adolescentes

Parceiros